Image
André Cruz

Sumo é um podcast sobre design e cultura visual feito por mim, André Cruz. Design gráfico é a minha profissão. Para quem isso possa ser importante, posso revelar algo que não é segredo: nasci no Porto em 1981, mais precisamente na Ordem da Lapa.

Formei-me em Design de Comunicação pela ESAD – Matosinhos e ditou o acaso uma circunstância ainda hoje presente no meu dia a dia: grande parte do meu trabalho enquanto designer gráfico tem expressão no mundo da cultura.
Agora dirijo o Studio Dobra em conjunto com o João Guedes. Porém, como todos temos uma história atrás de nós, há todo um percurso anterior ancorado em colaborações com alguns ateliers.
Também fui designer da ExperimentaDesign em 2005 e, imediatamente a seguir, fui colaborador do atelier Drop com o meu ex-professor e amigo João Faria. Ao fim de um ano fui convidado a colaborar com Stefan Sagmeister na implementação da identidade gráfica da Casa da Música, estrutura onde dei continuidade a esse trabalho e onde mantive funções de designer e director de arte até 2018.
Desde sempre tive uma forte relação com a música. Talvez por isso, acabei por ser convidado a desenhar várias capas de discos, ou identidades para festivais, como Paredes de Coura e Primavera Sound (Barcelona e Porto).
E chegamos à atualidade. Em 2014, eu e João Guedes fundámos o atelier de design Dobra. No dia a dia desempenho as funções de designer e director de arte. Em paralelo sou atualmente professor assistente convidado na ESMAD.