Image
004
José Albergaria

_

13.02.20

Este é o quarto episódio do Sumo. Um podcast feito por mim, André Cruz onde se fala sobre Design Gráfico, cultura visual e tudo o que gira à sua volta.

Numa época dominada por uma homogeneização cultural que invade as nossas vidas, é fundamental afirmar a diferença. É neste pressuposto que o meu convidado deste episódio tem passado os últimos 30 anos a conceber trabalho gráfico. Durante os anos 90, em Lisboa, foi co-fundador do atelier Barbara Says. Mais tarde muda-se para Paris onde conhece Rik Bas Backer e inicia o atelier de design gráfico Change is Good.

José Albergaria, nascido em Ponta Delgada, foi o meu convidado para uma conversa gravada por Skype, a 13 de Fevereiro deste ano. Neste dia, embora as medidas de isolamento social ainda não estivessem implementadas, a França já estava em alerta devido a este novo vírus que está a mudar as nossas vidas. Atento, Albergaria despediu-se de mim com a frase: “Vivemos tempos difíceis”. Temos razões para acreditar que este período não vai durar sempre.

Há que vergar a letra do poeta e imaginar que a tristeza vai ter fim.



Boa escuta e fiquem em casa!



Bio:

Zé, 02 de agosto 1970, nasce em Ponta Delgada, Açores. Vive ao lado da praia, é o mais novo de uma fratria de cinco. Muda-se com a família para Toronto, Canadá no final de 1980. Aprende a falar inglês, a patinar no gelo, estabelece contacto contacto e cria amizades com pessoas dos 4 cantos do mundo. Além da patinagem joga hóquei em gelo. Após 4 anos e meio regressa para os Açores. No verão de 1985 começa a surfar e fica totalmente viciado. Simultaneamente, a musica torna-se uma paixão.

Faz o liceu em Ponta Delgada, hesita entre os estudos de arquitectura e design gráfico. Opta por entrar na Faculdade de Belas Artes de Lisboa no curso de design de comunicação. Na faculdade conhece Antonio Silveira Gomes e reencontra o seu amigo Nuno Horta Santos com quem funda o atelier Barbara Says…

Em 1998 conhece Chantal (cenógrafa de passagem por Lisboa a trabalhar na ópera de António Pinho Vargas Os dias Levantados). Em 1999 muda-se para Paris onde encontra Rik Bas Backer, com o qual dá início ao projecto que mais tarde se viria a tornar o atelier Change is Good.
Tem 3 filhos: Luisa, Elie e Gaspar.

De 2010 a 2016 dedica-se ao ensino e mantém uma actividade regular em conferências e workshops.
Em 2010, Zé e Rik integram a Alliance Graphique Internationale.
São presidentes da AGI França de 2014 a 2018.

Image
Image