Image
E007
Mariana Pestana

_

18.05.2020

O tempo é de pausa. Pausa para reflectir, para repensar e redesenhar o modo como temos vivido. 


No episódio de hoje tenho uma convidada que faz da conversa um permanente momento de fascínio. O que nos conta e o modo como nos agarra na sua deambulação por mundos vários e interesses diversos, transforma este encontro num permanente desafio. Um desafio ao quebrar de fronteiras do pensamento. Um desafio aos limites do conhecimento.

Não por acaso, a organização da Bienal de Design de Istambul quis ter Mariana Pestana, arquitecta, a responsabilizar-se pela curadoria da sua 5ª edição, programada para o próximo mês de Setembro deste ano de 2020.


Durante a conversa pude abordar alguns dos temas de investigação e trabalho da Mariana bem como a adaptação aos constrangimentos impostos pelo vírus Covid-19.


Bio:

Mariana Pestana é curadora e arquitecta. Doutorada em arquitectura pela Bartlett School of Architecture, é co-directora do atelier The Decorators. Faz investigação em cultura contemporânea através de uma prática curatorial independente, tendo recentemente realizado as exposições The Future Starts Here (Victoria and Albert Museum, 2018) e Eco Visionários: Arte e Arquitectura Depois do Antropoceno (MAAT, Lisboa, Matadero, Madrid e Royal Academy, Londres).Trabalhou como curadora no departamento de Arquitectura, Design e Digital no Victoria and Albert Museum. Leccionou na Central Saint Martins, Chelsea College of Arts e Royal College of Arts, no Reino Unido. Foi nomeada curadora da 5a Bienal de Design de Istanbul, a decorrer em 2020.


https://marianapestana.com/

http://www.the-decorators.net/