Image
E008
Eduardo Aires

_

12.06.2020

No episódio de hoje a conversa faz-se com o designer gráfico Eduardo Aires. Desde 1987, Aires junta a prática profissional à actividade de professor na Faculdade de Belas Artes do Porto. Especializou-se quer a nível profissional quer académico, no campo do design editorial. 

Numa análise aos muitos projectos desenvolvidos pelo Studio Eduardo Aires é praticamente impossível desviarmo-nos da identidade criada para a cidade do Porto em 2014. 

No entanto, e sendo este um tema já muito abordado pelo autor, a conversa navegou por outros caminhos, não menos interessantes, e permitiu conhecer um pouco melhor a pessoa para lá do ponto.



Bio:

Eduardo Aires nasceu no Ribatejo, cresceu na Renânia do Norte (Alemanha) e fez o liceu em Coimbra. Ingressou no curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1982, licenciando-se em 1987, ano em que começou a lecionar na mesma instituição. Fez o Doutoramento em design de comunicação em 2006 com uma tese sobre Design Editorial, analisando as primeiras páginas de jornais diários do Porto. Foi a primeira tese de doutoramento sobre design de comunicação a ser defendida na Universidade do Porto (FBAUP), onde posteriormente fundou o Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais. Paralelamente é o fundador e diretor artístico do Studio Eduardo Aires, cujo trabalho multidisciplinar tem vindo a ser internacionalmente premiado. Entre os projetos premiados está a nova identidade da Cidade do Porto. Nos últimos anos tem sido convidado a integrar júris internacionais e a proferir palestras sobre Design em todo o mundo. Para além dos projectos encomendados, dedica-se à criação de objectos singulares que edita com a chancela do seu estúdio. Tem quatro filhos, vive e trabalha no Porto.


https://www.eduardoaires.com/