Image
E011
António Silveira Gomes

_

21.08.2020

Este episódio foi gravado a 21 de Agosto, numa cidade de Lisboa vazia. A sedução de encontrar esta cidade sem pessoas rapidamente se transforma numa realidade absurdamente sinistra.

Foi no meio desta sarrafusca interior que encontrei o meu convidado para este episódio. António Silveira Gomes é fundador dos Barbara Says…, um dos mais estimulantes e referenciais ateliers a produzir design gráfico em Portugal. Professor, investigador, e membro da AGI, tem também trabalhado no sentido de desenvolver uma reflexão sobre a prática do design.


A nossa conversa passou por Paulo de Cantos e derivou até temas como a existência de ateliers com as características de Barbara Says… num contexto mundial cada vez mais sarrafuscado.


Bio:

António Silveira Gomes, Portugal. B.1971. Nelspruit, África do Sul. Estudou Design Gráfico (1991-92) em Joanesburgo, África do Sul. Acabou os estudos em Lisboa (1996) co-fundou o estúdio barbara says... (c.1997). António tem um Doutoramento (2017) na área de Arte e Design Contemporâneo, actualmente é professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD CR). No estúdio, trabalha em estreita colaboração com instituições culturais, teatros, museus, bibliotecas, galerias, cineastas, artistas e inovadores sociais. Os resultados da sua prática têm sido publicados e apresentados em exposições e concursos. Sempre projectou em paralelo com a investigação académica e tem trabalhado no sentido de desenvolver uma reflexão sobre a prática do design, História e Teoria.


Foto: ©Vera Marmelo