Image
E30
Alejandra Jaña vs João Martino

_

11.04.2022

Logo a seguir ao primeiro Sumo ao vivo, marcado por um certo existencialismo próprio de quem questiona o que faz, decidi dedicar um episódio a um tema muito recorrente entre designers e que está relacionado com a prática. Prática profissional, cultura de atelier, prática de atelier, trabalho freelance, estágios, colaborações, tudo isto são expressões que identificam relações possíveis com um modelo de trabalho onde abundam as variáveis. Quais serão as motivações que levam um recém-licenciado a abrir um atelier? Faz sentido, actualmente, formar um atelier de design gráfico? Haverão outros modelos de trabalho mais apoiados no contexto económico e social actual? 

Para me ajudar a encontrar algumas pistas para estas e outras perguntas decidi convidar o Martinho e a Jana. Não com a tendência revivalista que junta bandas que deviam estar quietinhas mas precisamente porque, juntos, criaram, promoveram e possibilitaram diversos modelos de trabalho na área do design gráfico. Foi nesse sentido que os convidei a voltar a estar à mesa a discutir design esperando que, tal como em qualquer prática, a discordância sirva de caminho para a construção.

A Alejandra nasceu no Chile há muito pouco tempo e, nas palavras da própria, muito depois do Martino. Tem mais de 20 anos de experiência profissional na área do design de comunicação e na docência. O João nasceu no Porto, e tem dedicado muito do seu tempo à docência e à prática do design sobretudo no seu actual atelier Nonverbal Club. Ambos foram responsáveis pela formação do atelier Martino&Jana bem como da WeCameFromSpace.